Apresentação de Slides: Moçambique Arte e História

Apresentação de Slides: Moçambique Arte e História

Os laços entre Moçambique e o Brasil, cuja origem localiza-se num passado muito distante, vêm-se renovando no presente dos dois países. A mudança de eixo da nossa política externa tem permitido que se revitalize essa ligação que em vários momentos foi tão importante para os dois lados. A vinda de moçambicanos escravizados, sobretudo para o trabalho nas minas e na agricultura, o acolhimento de Tomás Antonio Gonzaga na Ilha de Moçambique, a importância de Jorge Amado, Graciliano Ramos e Rachel de Queirós, entre outros, na formação da literatura nacionalista moçambicana, o sucesso da revista O Cruzeiro e da nossa música nas festas dos anos 50 e 60 e a participação de nossos refugiados políticos no país recém-independente são fatos que marcam a história de uma relação que, sendo evidente, pode e precisa ser reforçada pela via do conhecimento e das trocas culturais.

A exposição de produtos culturais e a organização de debates que incorporem as vozes de artistas e intelectuais moçambicanos que vem contribuindo para o desenvolvimento do jovem país e certamente oferecem ao público brasileiro a oportunidade de estabelecer um diálogo com visões pouco contempladas entre nós. A qualidade do trabalho artístico e o refinamento das reflexões compõem um quadro importante para a relativização dos paradigmas eleitos pelo discurso ocidental, sempre empenhado em excluir a diferença. O contato com outras formas de arte pode ser um modo de alterar a leitura do mundo.

Realizar um projeto multifacetado, que possa indicar dimensões ainda desconhecidas desse país que tem vivido períodos conturbados, enfrentando e superando grandes dificuldades, justifica-se ainda pela necessidade de se quebrar uma corrente de preconceitos que ainda envolve as sociedades africanas e marca negativamente a presença da África em nosso patrimônio cultural. A revelação de aspectos que demonstrem a vitalidade das sociedades moçambicanas, na sua grande capacidade de articular uma tradição poderosa com a apropriação de signos da modernidade, constitui uma estratégia eficaz para a construção de imagens positivas de um país importantíssimo na formação da nossa cultura.

Conheça um pouco mais sobre o projeto Moçambique – Arte e História nesta apresentação de slides.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>